Organizar as finanças da sua empresa é fundamental para, dentre outros motivos, entender indicadores, crescimento e formar base na hora de tomar decisões. E isso só é possível, em primeiro lugar, com a separação entre suas contas PF e PJ.
Isso vale mesmo para micro e pequenas empresas (MPE) ou um microempreendedor individual (MEI). Ainda que as obrigações da pessoa jurídica sejam responsabilidade da mesma pessoa física, estas são entidades que não devem se misturar.
Contas bagunçadas bagunçam igualmente o fluxo de caixa da empresa. Com isso, planejar investimentos, controlar despesas e encontrar oportunidades de crescimento fica mais difícil. Além disso, ao misturar as contas PF e PJ, você pode ter problemas com a Receita Federal ao declarar seus impostos.
Há também o risco judicial da desconsideração da personalidade jurídica. Nela, as obrigações de uma empresa se confundem com as de seus proprietários. Em outras palavras, se você mistura as finanças da empresa com suas finanças pessoais, você corre o risco de perder patrimônio do CPF para quitar dívidas do CNPJ.
Também vale destaque que a separação entre contas PF e PJ fornece mais transparência à sua gestão, atraindo investidores e criando as condições para um crescimento sustentável, no qual a empresa depende de si mesma e não dos seus aportes externos para se manter positiva.
Escolha o banco de sua preferência e abra uma conta exclusiva para a empresa. Assim, entradas e saídas serão tão simples de consultar quanto a checagem de um extrato. Em seguida, é necessário definir um pró-labore: qual a remuneração mensal que sócios ou administradores vão receber, incluindo você?
Lembre-se: parte do lucro, preferencialmente, deve ser reinvestido na empresa. Não confunda lucro com salário!
Por fim, registre todas as suas transações, com um sistema de gestão financeira para gerenciar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais, controlar estoque e outras tarefas importantes para o seu negócio.
Se você não tem experiência, conhecimento ou mesmo tempo para administrar todas essas novas tarefas em paralelo ao seu trabalho, conte com assessoria especializada.
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