Blog

Investimentos no Imposto de Renda: documentação

No nosso artigo anterior, falamos sobre a declaração de investimentos no Imposto de Renda. Dessa forma, agora é hora de saber quais os documentos que você precisa na hora de acessar o programa da Receita Federal!

Além disso, este artigo vai dar um passo a passo de como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023. Salve o link na sua barra de favoritos e não perca o prazo: este ano, você tem até o dia 31 de maio para enviar a declaração!

Documentação para declarar investimentos no Imposto de Renda

Em primeiro lugar, você deve reunir todas as notas de corretagem e DARFs que pagou ao longo do ano-calendário anterior. Igualmente importantes são os informes de rendimento da corretora. Não se esqueça, entretanto, dos lucros das operações na Bolsa de Valores!

Lembrando sempre que estes são dados básicos para fazer a declaração de seus investimentos no Imposto de Renda, mas não são os únicos. Por exemplo, informes de conta e gastos com educação e saúde são essenciais para conseguir deduções!

Passo a passo:

  1. 1. Instale o programa da Receita Federal;
  2. 2. Acesse a aba “Bens e Direitos”;
  3. 3. Preencha os dados em “Discriminação”, com tipo de investimento, nome e CNPJ da instituição;
  4. 4. Repita o processo com cada investimento;
  5. 5. Informe os rendimentos pelo caminho “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” > “Rendimento de aplicações financeiras” > “Novo” > “Valor”.

 

Quer saber mais sobre como a Opus Contabilidade pode ajudar investidores que residem não só no Brasil, como também no exterior? Clique aqui.

 

Por Gustavo Pereira, redator da UM Agência.
Referências de Bruno Oliveira – contador especialista em tributação sobre investimentos e
Fabiano Ferreira – planejador financeiro e estratégico.

Compartilhe:

Opus Contabilidade - 2024 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por UM Agência