Blog

Mudança no CNPJ: transição vai até 2026

A Receita Federal confirmou uma importante mudança no CNPJ a partir de 2026. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas usará uma combinação de números e letras, a fim de aumentar a capacidade de registros disponíveis.

Conforme consta na Nota Técnica COCAD/SUARA/RFB nº 49/2024, o CNPJ alfanumérico não altera as empresas já cadastradas. Em vez disso, ele cria um plano para a transição de um modelo para o outro.

O que motiva a mudança no CNPJ

Em 2023, foram abertas 859 mil novas micro e pequenas empresas, aumento de 6,6% em relação a 2022. O atual sistema, com 14 dígitos, tem um prazo de validade, cada vez mais próximo de expirar com o crescimento do empreendedorismo no país. O limite de CNPJs que ele suporta é de 99,9 milhões de empresas e há pouco menos de 30 milhões disponíveis.

Assim sendo, propôs-se um novo modelo que mantém as 14 posições, mas abre a possibilidade da inserção de letras em 12 delas. Em um exemplo hipotético, onde L é “letra ou número” e N é “número”, o novo CNPJ fica:

LL.LLL.LLL/LLLL-NN

Lembrando que as oito primeiras posições identificam a raiz, os quatro seguintes a ordem e os dois últimos são os dígitos validadores do estabelecimento.

Dessa forma, a mudança no CNPJ permite quase um trilhão de combinações. Como resultado, vai levar bastante tempo para que o sistema precise ser atualizado novamente.

Preciso mudar meu CNPJ?

A boa notícia para o empreendedor ativo é que o CNPJ apenas com números segue valendo. De fato, até 2026, ainda haverá emissão de novos CNPJs com o atual formato, com o sistema alfanumérico entrando gradualmente em vigor.

Quer saber tudo sobre as novidades que impactam na administração do seu negócio, além de contar com um suporte contábil completo para crescer de forma sustentável, pagando menos impostos e em conformidade com todas as normas legais? Clique aqui e fale conosco!

Compartilhe:

Opus Contabilidade - 2024 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por UM Agência